Depilação a Laser

Visite nosso Novo Site

Este Blog não está sendo mais atualizado.
Criamos um site novinho em folha (EspacoSaudeChapeco.com.br) com mais informações e cheio de novidades...
Então Clique Aqui que te encaminho direto pra lá!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Diga adeus às dores da Hérnia de Disco

Hoje em dia a Hérnia de Disco é uma das patologias que acomete grande número de pessoas. Ocorrem devido a uma somatória de fatores que vão desde traumas (acidentes, fraturas, quedas) até hábitos posturais (posturas inadequadas no trabalho, no lazer ou em casa, em pé, sentado ou até deitado – durante o sono).

Infelizmente é uma das doenças que mais limitam nosso dia-a-dia, tanto pelas dores na região da hérnia (lombares ou cervicais) quanto pelas dores irradiadas para os membros, devido sua compressão. Um grande índice de pacientes necessita submeter-se às cirurgias.

Não existe um tratamento milagroso que faça desaparecer todo o quadro de hérnia de disco, mas sim um tratamento que promova uma descompressão na região onde se situa a hérnia, e a Quiropraxia faz isso.

O que pouca gente sabe é que dá para conviver de maneira muito harmoniosa com a hérnia e o mais importante, sem dor!

A Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético. É um sistema de avaliação e tratamento através da intervenção manual que age sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático) promovendo dessa forma o retorno da função normal das estruturas aliviando as compressões e favorecendo a melhora da dor, sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Há casos de pacientes que após realizar o tratamento com a Quiropraxia não necessitaram realizar cirurgias, pois os sintomas e a compressão da hérnia haviam diminuídos consideravelmente.

O uso da Quiropraxia é bem simples e praticamente indolor. Com uma avaliação detalhada através das mãos, com exames de palpação são identificadas áreas dolorosas, restrições de movimento, alterações nas estruturas vertebrais e as regiões das hérnias. Associa-se a esta avaliação exames complementares como Raios-X, Ressonância Nuclear Magnética, etc.

Só então é feito o ajuste articular e somente no local onde é realmente necessário (onde se encontram as disfunções), devolvendo o movimento, desobstruindo o fluxo do sistema nervoso, eliminando as dores, descomprimindo as estruturas que estão levando à formação das hérnias e melhorando a função do organismo como um todo.

A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna.

A clínica Espaço Saúde é a primeira em Chapecó que possui profissionais fisioterapeutas especializados em Quiropraxia e prontos para atender todos os casos de hérnias de disco aliviando sua dor.

Ligue agora e marque seu horário com a Dra. Fabiola Broch ou com o Dr. Marcell Borsari.
Pra que viver com a dor?

segunda-feira, 16 de março de 2009

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática é um método de massagem corporal especificamente desenvolvido para auxiliar o funcionamento do sistema linfático.

Foi inventado por um fisioterapeuta dinamarquês, Edil Vodder, na década de 30 do século XX. Sua técnica mostrou-se de grande ajuda no tratamento de vários tipos de inchaços (edemas) internos e externos, causados por doenças, acidentes ou cirurgias.

O sistema linfático é parte do sistema circulatório. Ele atua recolhendo resíduos dos tecidos e célular, tendo um papel importante em nossa acapacidade de defesa e imunidade. Bactérias, células mortas, água em excesso e outros resíduos são recolhidos pela linfa, o líquido que circula no sistema linfático. Da linfa são transferidos para o sangue que será filtrado pelos rins, que por sua vez eliminarão os resíduos através da urina.

Algumas doenças ou traumatismos podem comprometer o bom funcionamento do sistema - a linfa se acumula e os resíduos não são retirados. Resultado: inchaço (edema), dor, mal estar. A massagem linfática drena esse líquido acumulado, contribuindo decisivamente para melhorar a condição do organismo.

Portanto, toda vez que o corpo apresenta inchaço interno ou externo a massagem linfática pode ser uma boa opção. O edema pode ser causado por deficiências circulatórias, traumas (acidentes) ou cirurgias. Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem lifática é no pós-operatório da retirada do seio em casos de câncer de mama.

Os movimentos da drenagem linfática auxiliam na cicatrização e na absorção de hematomas. Diminui a retenção de líquidos, o que pode auxiliar inclusive no tratamento da celulite. Ainda por cima, produz o relaxamento corporal e mental do paciente. Atualmente a drenagem linfática é muito utilizada após cirurgias plásticas, contribuindo para um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas.

A drenagem linfática é aplicada em sessões de, 6 a 10, uma até três vezes por semana (variando conforme avaliação profissional e objetivos do tratamento).
Duração da sessão: Facial - de 30 a 40 minutos; Corporal - de 50 a 60 minutos.
Contra indicações da drenagem linfática: pessoas que apresentam processos infecciosos, câncer, febre, afecções cutâneas, insuficiência cardíaca, diabetes, trombose venosa profunda, varizes severas.

Muito confundido com as diversas técnicas de massagem que existem atualmente, a drenagem linfática manual é mais do que um simples movimento de relaxamento dos músculos, ao contrário, é uma sequência de movimentos certeiros que têm como objetivo impedir a retenção de líquidos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Reiki

Reiki é uma palavra de origem japonesa, mas não é uma técnica japonesa. Na verdade ela foi redescoberta no Japão no século XIX pelo Dr. Mikao Usui e propõe a harmonização natural dos campos energéticos através do contato das mãos.


Culturas milenares como a dos Tibetanos, Gregos, Romanos, Egípicios, Chineses e Japonese já possuíam conhecimento da natureza do espírito, da energia e matéria para curar.

Algumas civilizações reconhecem esta energia por diferentes nomes. Chi pelos chineses; Luz ou Espírito Santo pelos cristãos; Prana pelos hindus; Mana pelos kahunas; Energia Bioplasmática por pesquisadores ocidentais.

O Reiki é eficaz na harmonização dos campos energéticos, não se prende a nenhuma crença, filosofia, doutrina ou religião para manter a saúde e bem estar. Ela permite ser canal de Energia Vital. E essa energia flui através de nossas mãos para despertar em si a capacidade de auto-cura que todo ser vivo possui.

No Reiki, o terapeuta é apenas um canal para essa energia, abrindo caminho para a área do corpo que necessita de tratamento, não significa que ele substitui um tratamento médico/fisioterapêutico, mas ele complementa e potencializa outros tratamentos.
Entre outros benefícios, traz clareza mental, expande a consciência, desperta a auto-estima e proporciona crescimento, bem-estar e auto-realização. É uma energia que uma vez ativada no organismo, ali permanece energizando e ativando todo sistema do organismo que recebeu a aplicação.

O Reiki é útil para pessoas, animais, plantas e situações. E por ser uma onda radiofônica pode ser aplicada no local ou à distância; até crianças podem praticar. Reiki só pode ser usado para o bem, somente o que é da ordem divina.
O tratamento com Reiki é composto de várias sessões, iniciando com quatro sessões consecutivas e mais oito sessões uma vez por semana.
Em casos mais grave, mais sessões deverão ser efetuadas.

Pode-se dizer que é uma técnica maravilhosa e completa por si só, trazendo uma sensação extremamente relaxante ao final.