Depilação a Laser

Visite nosso Novo Site

Este Blog não está sendo mais atualizado.
Criamos um site novinho em folha (EspacoSaudeChapeco.com.br) com mais informações e cheio de novidades...
Então Clique Aqui que te encaminho direto pra lá!

terça-feira, 27 de abril de 2010

ATM - Articulação Têmporomandibular

Dores de cabeça, dores faciais, dores de ouvido, zumbido, tensão nos ombros e pescoço, tudo isso pode ser resultado de um problema de ATM. E o que é? ATM significa articulação têmporomandibular, ou seja, é a ligação móvel entre o Osso Temporal e a Mandíbula.

Uma disfunção da ATM é chamada de DTM e são as alterações da articulação do crânio (O. Temporal) com a mandíbula que acometem músculos mastigatórios e associados (desestabilizadores da cabeça), portanto são alterações tanto da articulção em si, como da musculatura, incluindo os musculos cervicais.

O que causa essa disfunção? 20% dos casos de DTM são por problemas na articulação em si, sendo que 80% são originados por desequilibrios musculares. A maior parte então são por alterações musculares, ou as vezes só musculares ou também secundária a elas. E por ser muscular normalmente há comprometimento da postura, nesse caso é onde a fisioterapia vai trabalhar.

O problema da ATM pode ser ascendente ou descendente, ou seja, um problema postural pode estar desencadeando a DTM ou um problema na ATM vai gerar a má postura e suas consequências.

Como é feito o Diagnóstico: O diagnóstico é realizado pelo dentista e a fisioterapia atua como complemento ao seu tratamento, uma vez que a grande maioria das dores orofaciais são dentárias, mas existem tumores, AVC, infarto, por isso a importância de se ter um diagnóstico antes de iniciar qualquer tratamento.

O que causa esses probemas? Má oclusão; hábitos parafuncionais como: bruxismo, mascar chiclete, morder caneta, roer unhas, morder haste dos óculos; stress até a questão postural.

Quais os principais sintomas? São os mais variados: dor facial, estalidos ao abrir a boca, dor de ouvido (zumbido), dor de dente difusa (inexplicáveis), limitação na abertura da boca, desvio no movimento de abertura da boca ouvido trancado, dor na deglutição e o mais comum: cefaléia, principalmente acordar com dor de cabeça. Podendo em alguns casos provocar contraturas cervicais e limitaçoões nos movimentos de pescoço/cabeça. Stress e fatores emocionais são muito importantes, o portador da DTM sofre muito com este problema.

Como é feito o tratamento? O tratamento é feito em conjunto entre fisioterapeuta e odontólogo. Ë o dentista quem inicia o tratamento com placas miorrelaxantes, ajustes de oclusão, ortodontia, cirurgias, utiliza-se também analgésicos, antiinflamatórios,miorrelaxantes, compressa quente-fria, spray, anestésicos, dieta macias. E principalmente um trabalho interdisciplinar como fonoterapia, psicoterapia e a fisioterapia na parte osteomuscular.

Qual é o objetivo da fisioterapia nesse tratamento?

Auxiliar no alivio das dores utilizando-se de eletroterapia (correntes eleletroestimulantes, ultra-som, laser), relaxamento muscular, facial e cervical, pompagens, manipulações quiropráticas e de osteopatia além de palmilhas proprioceptivas.
O componente principal é relaxar musculos em contraturas, pois se localizam nestes musculos trigger points que podem irradiar dor a distancia ou no mesmo ponto. Por exemplo, um trigger point em um determinado musculo pode irradiar uma falsa dor de dente, e desativando esse trigger se consegue aliviar este sintoma, mas também pode ser o oposto.
Trabalha corrigindo a má postura se esta for a causa (ascendente) do problema da ATM, mas normalmente faz parte do protocolo já que acarretemos muitas tensões em nosso corpo.
A avaliação é bem glogal, o individuo é avaliado como um todo e não peças separadas, buscando harmonizar todas estruturas.

Quando não identificada e não tratada de forma correta quais são os agraventes desta disfunção temporomandibular? Dores, desgaste articular, de dentes , dentes quebrados, perda óssea, problemas cervicais!

Existe uma posição correta da mandibula? Os lábios podem estar fechados, tocando-os levemente mas sem tocar os dentes.

DICAS: Evitar apertar os dentes (morder coisas), consumo de estimulantes (cafeína- coca-cola, chá-mate, chimarrão, café – são substâncias que ficam 8 horas circulando em nosso organismo). Náo mastigar sempre do mesmo lado, respirar corretamente.

terça-feira, 20 de abril de 2010

SHIATSU

A massagem Japonesa dos Pontos de Pressão

A palavra Shiatsu se traduz em sua origem por shi (dedo) e por atzu (pressão). Juntos, esses caracteres japoneses exprimem a essência simples e forte deste tipo de terapia: a pressão dos dedos. A terapia Shiatsu tal como praticada hoje foi desenvolvida por Tokujiro Namikoshi, que dedicou mais de quarenta anos a seu aperfeiçoamento e aplicação. Ao longo desse período tratou mais de cem mil pessoas.

As origens do Shiatsu estão perdidas no tempo, no ato simples e primitivo de se esfregar uma região dolorida do corpo para a obtenção de alivio. Parte-se da constatação de que certos pontos do corpo se relacionam com outras regiões aparentemente independentes e que, através da prática de pressão sobre esses pontos, pode-se minorar a dor e a doença das regiões correspondentes.

A nível cientifico, pode-se explicar o funcionamento do Shiatsu: à medida que com a pressão aplicada sobre certos locais o acúmulo do ácido lático nos tecidos musculares se dissipa. Ácido lático é o resíduo que gera fadiga. Seu acumulo pode ser eliminado com o repouso, durante o qual o ácido lático segue pelo sangue através das veias e substituido pelo glicogênio trazido pelas artérias.

Entretanto, quando o repouso é impossível ou quando a pessoa se vê obrigada a um período prolongado de esforço físico, o ácido lático se acumula nos músculos. Se nada for feito e o processo se repetir durante algum tempo, os músculos passarão a se contrair de maneira inadequada provocando disfunções em todas as outras partes do corpo.

No Shiatsu é exercido pressão sobre os músculos fatigados, fazendo com que até oitenta por cento do ácido lático seja substituído por glicogênio, cortando as doenças no seu nascedouro.

Se trata de uma terapia onde indiretamente se trabalha com a capacidade curativa natural do próprio corpo.

O tratamento traz melhorias para o funcionamento de todos os sistemas do seu corpo, desde as glândulas, músculos e órgãos até a estrutura óssea. Tanto se utilizado para correção de algum problema ou como um tratamento preventivo para a manutenção da boa saúde.