Dores de cabeça, dores faciais, dores de ouvido, zumbido, tensão nos ombros e pescoço, tudo isso pode ser resultado de um problema de ATM. E o que é? ATM significa articulação têmporomandibular, ou seja, é a ligação móvel entre o Osso Temporal e a Mandíbula.
Uma disfunção da ATM é chamada de DTM e são as alterações da articulação do crânio (O. Temporal) com a mandíbula que acometem músculos mastigatórios e associados (desestabilizadores da cabeça), portanto são alterações tanto da articulção em si, como da musculatura, incluindo os musculos cervicais.
O que causa essa disfunção? 20% dos casos de DTM são por problemas na articulação em si, sendo que 80% são originados por desequilibrios musculares. A maior parte então são por alterações musculares, ou as vezes só musculares ou também secundária a elas. E por ser muscular normalmente há comprometimento da postura, nesse caso é onde a fisioterapia vai trabalhar.
O problema da ATM pode ser ascendente ou descendente, ou seja, um problema postural pode estar desencadeando a DTM ou um problema na ATM vai gerar a má postura e suas consequências.
Como é feito o Diagnóstico: O diagnóstico é realizado pelo dentista e a fisioterapia atua como complemento ao seu tratamento, uma vez que a grande maioria das dores orofaciais são dentárias, mas existem tumores, AVC, infarto, por isso a importância de se ter um diagnóstico antes de iniciar qualquer tratamento.
O que causa esses probemas? Má oclusão; hábitos parafuncionais como: bruxismo, mascar chiclete, morder caneta, roer unhas, morder haste dos óculos; stress até a questão postural.
Quais os principais sintomas? São os mais variados: dor facial, estalidos ao abrir a boca, dor de ouvido (zumbido), dor de dente difusa (inexplicáveis), limitação na abertura da boca, desvio no movimento de abertura da boca ouvido trancado, dor na deglutição e o mais comum: cefaléia, principalmente acordar com dor de cabeça. Podendo em alguns casos provocar contraturas cervicais e limitaçoões nos movimentos de pescoço/cabeça. Stress e fatores emocionais são muito importantes, o portador da DTM sofre muito com este problema.
Como é feito o tratamento? O tratamento é feito em conjunto entre fisioterapeuta e odontólogo. Ë o dentista quem inicia o tratamento com placas miorrelaxantes, ajustes de oclusão, ortodontia, cirurgias, utiliza-se também analgésicos, antiinflamatórios,miorrelaxantes, compressa quente-fria, spray, anestésicos, dieta macias. E principalmente um trabalho interdisciplinar como fonoterapia, psicoterapia e a fisioterapia na parte osteomuscular.
Qual é o objetivo da fisioterapia nesse tratamento?
Auxiliar no alivio das dores utilizando-se de eletroterapia (correntes eleletroestimulantes, ultra-som, laser), relaxamento muscular, facial e cervical, pompagens, manipulações quiropráticas e de osteopatia além de palmilhas proprioceptivas.
O componente principal é relaxar musculos em contraturas, pois se localizam nestes musculos trigger points que podem irradiar dor a distancia ou no mesmo ponto. Por exemplo, um trigger point em um determinado musculo pode irradiar uma falsa dor de dente, e desativando esse trigger se consegue aliviar este sintoma, mas também pode ser o oposto.
Trabalha corrigindo a má postura se esta for a causa (ascendente) do problema da ATM, mas normalmente faz parte do protocolo já que acarretemos muitas tensões em nosso corpo.
A avaliação é bem glogal, o individuo é avaliado como um todo e não peças separadas, buscando harmonizar todas estruturas.
Quando não identificada e não tratada de forma correta quais são os agraventes desta disfunção temporomandibular? Dores, desgaste articular, de dentes , dentes quebrados, perda óssea, problemas cervicais!
Existe uma posição correta da mandibula? Os lábios podem estar fechados, tocando-os levemente mas sem tocar os dentes.
DICAS: Evitar apertar os dentes (morder coisas), consumo de estimulantes (cafeína- coca-cola, chá-mate, chimarrão, café – são substâncias que ficam 8 horas circulando em nosso organismo). Náo mastigar sempre do mesmo lado, respirar corretamente.
Um comentário:
Oi FABI Adorei seu artigo acho que vou precisar marcar umas sessoes pois sinto esses sintomas, acredito que venho desenvolvendo uma DTM. talvez ne... espero que seja apenas tensoes do dia a dia... beijos Denize
Postar um comentário