Depilação a Laser

Visite nosso Novo Site

Este Blog não está sendo mais atualizado.
Criamos um site novinho em folha (EspacoSaudeChapeco.com.br) com mais informações e cheio de novidades...
Então Clique Aqui que te encaminho direto pra lá!

domingo, 27 de março de 2011

Cefaléia

A dor de cabeça é um dos transtornos mais frequentes. Geralmente não refletem problemas graves, mas indubitavelmente geram preocupação e angústia, pois a intensidade da dor, em certos casos, pode deixar o paciente impossibilitado.

Causas: existem muitas variedades de dor de cabeça e muitas causas.

A cefaléia mais comum é produzida pela tensão muscular que decorre dos problemas na postura, do estresse e da estafa. A sinusite e os transtornos oculares também são causas da cefaléia, que se expressa na região frontal da cabeça ou sobre os olhos; a dor de cabeça causada por esses transtornos geralmente piora com o frio ou depois de realizar esforços visuais, respectivamente.

Certas cefaléias apresentam características especiais, pois somente afetam um lado da cabeça, com crise muito intensa e curtas, e também produzem inchaço e vermelhidão do olho do lado dolorido.

A migrânea é um tipo especial de dor de cabeça em salva, acompanhada de uma série de manifestações neurológicas (formigamentos, tonturas), visuais (perda da visão em uma zona determinada ou a visão de luzes brilhantes) e inclusive gastrintestinais (náuseas e vômitos). O motivo desta dor particular é a constrição – seguida de dilatação – das artérias do cérebro e o baixo teor do neurotransmissor seratonina que poderia causar esses transtornos vasculares. Entretanto, a dor teria origem nas mudanças hormonais, no uso de certos alimentos ou na redução repentina no nível de estresse.

As infecções no cérebro ou nas meninges (camadas que recobrem o cérebro e a medula espinhal) também causam dores de cabeça muito intensas. No caso de uma meningite aguda, além da forte dor de cabeça que envolve também o pescoço, apresentam-se outros sintomas tais como febre, mal estar geral e rigidez da nuca. Outras causas de cefaléia são os tumores no cérebro, que podem provocar outros sintomas: convulsões, perda da fala e transtornos na saúde mental.

Sintomas: cada tipo de cefaléia apresenta características peculiares dependendo da região afetada, da intensidade, da duração e da recorrência. Além de todas essas diferenças, influi a impressão subjetiva de cada pessoa em descrever a dor.

Diagnósticos: o médico analisa o tipo de dor, a duração, o momento no qual aparece ou desaparece, além de outros sintomas associados. São motivo de alarme as dores muito agudas, acompanhadas de falta de coordenação, formigamentos e desmaios. Dependendo dos sintomas, pode ser necessária a realização de tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas do cérebro, estudos oftalmológicos, radiografia dos seios paranasais ou punção do líquido cefalorraquidiano, se houver suspeita de meningite.

Tratamentos: os analgésicos de venda livre podem aliviar a maioria das cefaléias. As massagens relaxantes também contribuem para aliviar as dores de cabeça de origem tensional.

Nos casos de migrânea, apesar de que algumas pessoas podem obter alívio com os analgésicos comuns, outras precisam de repouso, geralmente na escuridão, e fármacos que evitem a vasodilatação, que devem ser utilizados sobre prescrição médica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho doze anos e prescisava fazer um trabalho sobre CEFALEIA.
Encontrei o que eu prescisava.
Bem completo.
Me ajudou muito.
Obrigado!!!!!!