O costume de deixar frutas nos plásticos em que os compramos, mesmo na geladeira, é muito prejudicial. Além de não serem lavadas para guardar, o atrito constante com o plástico pode intoxicar as frutas. E mesmo depois, quando lavamos para consumir, o produto tóxico pode não sair.
Há também o fato delas ficarem abafadas e se alguma delas estiver com algum fungo pode passar para todas as demais mais rapidamente.
Então como devo guardar?
Na Geladeira
- Nectarinas
- Pêssegos
- Morangos
- Melões
- Maçãs
- Figos
Pode deixar em uma bacia ou bandeja (no caso das nectarinas e melões) ou em sacos de papel (no caso dos morangos e figos).
Também é possível deixá-las fora, desde seja em um lugar fresco e arejado mas de preferência que não bata sol o tempo todo. Porém estas frutas durarão menos fora da geladeira.
Também é possível deixá-las fora, desde seja em um lugar fresco e arejado mas de preferência que não bata sol o tempo todo. Porém estas frutas durarão menos fora da geladeira.
Fora da Geladeira
- Frutas Cítricas – Em bacias, lugares frescos e arejados e longe do sol;
- Cerejas – Em recipientes herméticos, mas lave somente quando for consumir. A umidade faz com que adquiram outra forma;
- Bagas (mamão, amora, melancia…) – Também só lave na hora de comer. E não deixe amontoadas, são muito frágeis. Uma dica para madurar mais rápido é colocar em uma sacola de papel;
- Tâmaras – Coloque no papel ou bandeja;
- Peras – Coloque em bandejas e se quiser acelerar o amadurecimento, coloque uma maçã ao lado;
- Caquis – Coloque em lugares frescos até que ele fique mole, depois disso armazene na geladeira;
- Romãs – Conservadas em lugares frescos podem durar até 1 mês.
Viu só, é simples e fácil cuidar um pouquinho mais da nossa saúde e da natureza.
Se tiver mais dicas mande para nós!
Fonte: Dicas Verdes