Depilação a Laser

Visite nosso Novo Site

Este Blog não está sendo mais atualizado.
Criamos um site novinho em folha (EspacoSaudeChapeco.com.br) com mais informações e cheio de novidades...
Então Clique Aqui que te encaminho direto pra lá!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

RPG (Reeducação Postural Global)

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata individualmente o paciente, com técnicas posturais e respiratórias guiadas pelo fisioterapeuta, e, diga-se de passagem, muito diferente dos outros métodos de tratamento fisioterapêutico.

Como cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas no dia-a-dia a RPG visa o completo equilíbrio, realinhando a postura – sistema esquelético, sensitivo e muscular - como um todo para assim conseguir uma reeducação postural adequada, perfeita e com menor tempo de tratamento.


A técnica é realizada através de posturas que levam nomes bem diferentes, como por exemplo, a “Postura de Rã no Ar” ou “Postura de Primeiro Esquadro”, por realmente parecer com uma rã.
Posturas deitado, sentado ou em pé, somadas a respirações profundas, olhos abertos ou não entre outros detalhes, formam o arsenal de posições deste método que, aliada ao tratamento de Terapias Manuais, como a Quiropraxia, oferecem um resultado muito mais positivo e satisfatório.

Tratar dores nas costas, nas articulações, tensões musculares, tendinites, noites mal dormidas, entre muitos outros problemas trazem excelentes resultados. Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.

A RPG é indicada para algumas patologias específicas, como:

* Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, escoliose, dor cervical, dor dorsal, hiperlordose, hipercifose etc.
* Neurológico: hérnia de disco e labirintite.
* Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite etc.
* Respiratório: asma, bronquite etc.
* Somáticos: stress, distúrbios circulatórios e digestivos etc.
* Dores musculares, problemas pós-traumáticos, lesões do desporto.

O resultado da RPG depende da boa aplicação do método que pode durar pelo menos 40 minutos até 1 hora, com sessões semanais. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.Para se ter sucesso tanto a RPG como as Terapias Manuais deverão ser realizadas por um profissional fisioterapeuta, que tem o conhecimento e estudo necessários para utilizar essas ferramentas com sabedoria trazendo o resultado desejado na reeducação e reabilitação global do indivíduo.

Nenhum comentário: